segunda-feira, 6 de abril de 2009

Circuito das Estações 2009 - Outono

Demorou uma semana pra sair o texto sobre a corrida mas finalmente consegui um tempinho. Antes tarde do que nunca!

A Meta
Primeira corrida oficial, tudo que queria era completar a prova e se conseguisse terminar antes de 1 hora melhor ainda.

Pode parecer bobagem - para aqueles que não são corredores - mas o fato de ter como meta completar uma prova, seja de 5, 10 ou 42km faz toda a diferença. Te faz caprichar aqueles 10% a mais nos treinos.

A Prova - Pré
Começo do dia, acordar cedo num domingo não é praxe, mas nada que mate ninguém, caprichei no café da manhã: banana e iogurte. Nada de tentar comer algo que não estou acostumado.

Se falasse que não estava ansioso estaria mentindo. Estava, e muito. Como prova disso está o inconsciente, já que entre o começo do fim-de-semana e o dia da prova consegui sonhar 3 vezes com a prova e nas 3 perdia a largada por causa de atraso.

No dia é claro que tudo correu bem. Cheguei na hora, chip na mão.
Conheci a equipe que um amigo faz parte, a Sandro Performance, pessoal 10, alonguei com eles, e em seguida já comecei o aquecimento para a prova.

Por sorte havia um buraco na grade logo no começo da fila que se formava atrás da largada. Entramos lá faltando 15 minutos. Polar no lugar, cronometro zerado. É agora!

A Prova
Largada. Começo da corrida na muvuca, demoramos um minuto pra conseguir passar o pórtico. Cronômetro ligado. Logo de cara já escolho o lado errado para correr e acabo pegando "trânsito". Depois de alguns desvios o ritmo começa a ficar ideal, na verdade, acho que pela ansiedade, vontade o ritmo acabou sendo mais forte do que eu tinha calculado.

Mesmo ritmo pela Av. Pacaembu inteira, a subida para o minhocão é cruel, assim como todo seu percurso, que de plano não tem nada, mutias subidas e descidas, mesmo que sejam leves.

Como já tinha preparado antes, a estratégia era manter um ritmo controlado até metade da prova, e fazer tiros de 1 minuto forte a cada 4 minutos no ritmo normal.

Deu certo. Na volta o ritmo ficou melhor, senti um pouco de dificuldade na recuperação de 4 minutos, mas nada que me fizesse pensar em desistir. Talvez na próxima estação deva usar uma estratégia diferente.

Depois da descida para a Av. Pacaembu dei uma relaxada, o ritmo caiu um pouco mas nada de alarmante. Já nos 100 metros finais a sensação de ter completado a primeira meta começa a aparecer.

E pra finalizar a meta, a linha de chegada. Cronômetro parado. 51:01. Melhor do que eu esperava.

A Prova - Pós
Reposição de energia com um milhão de coisas que eram distribuidas pela organização. E um café da manhã caprichado numa padaria próxima.

Sem contar que tava feliz demais, pegando o contato do pessoal da equpe do Du, quem sabe não entro.

De resto, aconselho pra qualquer um, qualquer prova, não tem comod escrever direito o que é completar!


E a organização ...
... foi perfeita! Tudo no lugar no horário, chip entregue sem maiores problemas, alfinetes extras para quem perdeu os entregues no kit, distribuição de frutas, água, sanduíches e acessórios no pór prova perfeitos! Nada pra reclamar da organização, realmente muito boa para um evento de mais de 6000 pessoas.

Pra finalizar uma das frases que ficaram na cabeça depois da metade da prova, nas horas de cansaço:

"Dor é passageira. Desistir é pra sempre"


PS: Mais fotos no Orkut ou no Facebook.


Um comentário:

  1. É isso!
    "Desistir é para sempre!"
    Eu digo isso para as pessoas, naqueles momentos em que elas estão no limite das possibilidades, numa saida do rapel ou de cara com a corredeira. E quando elas "conseguem" jogar o limite mais além ficam muito satisfeitas, superam-se.
    O Kike não tem limite, tem propósito!

    ResponderExcluir